A importância da Pesquisa de Potencial de Mercado para Shopping Center

por Elias Barbosa da EAB Sapiens

A pesquisa de potencial de mercado responde cinco perguntas fundamentais para o planejamento de um novo shopping center:
• Qual é o ponto (localização) ideal?
• Qual é a ABL ideal?
• Qual é o mix correto?
• Qual é a venda total das lojas?
• Qual é a venda específica de cada loja âncora?

O investimento em ponto bom ou em um ponto ruim pode ser quase o mesmo mas o retorno financeiro certamente será muito diferente. Cabe a pesquisa indicar qual é a melhor localização para o empreendedor.

Uma ABL maior que o mercado comporta vai pode provocar vacâncias no empreendimento e/ou lojistas com uma baixa venda por metro quadrado, o que implica, muita vezes, em inadimplência ou fechamento da operação. Por outro lado, uma ABL muito menor que o mercado comporta provoca perda de atratividade do empreendimento e dá chances para o aparecimento de um novo concorrente.

E qual é o mix de produtos/lojas ideal para o novo shopping center? Um mix errático pode comprometer as vendas de uma determinada categoria de loja se esta categoria for sobreofertada. Por outro lado, uma categoria suboferta pode comprometer a atratividade do empreendimento e, consequentemente, perda de faturamento.

Considerando o ponto ideal, o tamanho coreto e o mix de acordo com as necessidades do mercado, qual é o potencial de vendas da lojas, ou seja, qual é a venda total estimada para as lojas? Esta informação é fundamental para o planejador estimar a taxa interna de retorno do investimento. É através dela que é feito o cálculo de quanto as lojas gerarão de aluguel para o empreendimento.

Finalmente, como as lojas âncoras decidem entrar em um shopping center? Atualmente as principais redes de lojas e supermercados contam com uma equipe interna de inteligência de mercado. Porém quase todas exigem uma pesquisa independente que estime o potencial de vendas no novo empreendimento ou shopping já em operação.

A pesquisa de potencial de mercado é também imprescindível para o planejamento de uma eventual expansão do shopping e para a correção do mix varejista.

Portanto, uma pesquisa de potencial de mercado é o início de uma história de sucesso ou a prevenção de um eventual fracasso no investimento em shopping center. Sem ela, o empreendedor estará andando no escuro, pode acertar, como também pode errar.